Xilografia, Xilogravura e Calcografia: qual a diferença?

A xilografia ou xilogravura é uma antiga técnica em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte.

Xilografia em “chiaroscuro” por um artista italiano anonimo do seculo XVI

Xilografia em “chiaroscuro” por um artista italiano anonimo do seculo XVI

Existem dois tipos de técnicas: a xilogravura de fio e a xilografia de topo que se distinguem através da forma como se corta a árvore. Na xilogravura de fio a árvore é cortada no sentido do crescimento, longitudinal; na xilografia de topo a árvore é cortada no sentido transversal ao tronco.

Assim como a xilografia, a calcografia é uma técnica de impressão de imagem, porém feita através de uma chapa de metal como matriz. A imagem ou desenho são gravados em uma chapa de metal, geralmente de cobre, com o auxílio de instrumentos como a ponta seca e o buril. Os sulcos na chapa feitos pelas ferramentas retêm a tinta para que a imagem seja transpassada para o papel. Isso se dá pela pressão da chapa contra o papel através de uma prensa cilíndrica (prensa calcográfica).

 

Um pouco de História

Para os historiadores, a xilografia foi desenvolvida pelos chineses que a utilizavam desde o século VI. No ocidente, a técnica foi difundida durante a Idade Média, alcançando as nações da Europa e servindo de inspiração e influência para a área artística do século XIX.

Xilografia e Calcografia: arte em Florença

Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da xilogravura. No primeiro: Esboçando a gravura. Segundo: Usando um buril para cavar o bloco de madeira que receberá a tinta.

A calcogravura é muito antiga e existem obras datadas desde 1500, no Renascimento. Mas somente a partir do século XV é que essa técnica começou a ser utilizada nos meios de imprensa, como os jornais, pela necessidade da impressão de imagens, que revolucionou a imprensa.

O avanço tecnológico e os novos processos de impressão do século XX fizeram com que essas técnicas perdessem sua utilidade. Claro que, hoje em dia, a xilogravura e a calcografia ainda são processos utilizado por artesões e artistas.

 

Fontes:
Sei Starfire
Significados
Wikipedia

 

Cursos de Calcografia e Xilografia na Itália

Cursos de Calcografia e Xilografia na Itália

Você gostaria de aprender estas antigas e lindas artes? A agencia de viagens e turismo criativo Studiainitalia, oferece cursos de xilografia e calcografia em Florença, na maravilhosa região da Toscana. Os cursos podem realizar-se em 1, 2 ou mais semanas; é possível fazer cursos de 24, 48, 72 ou 96 horas e repartir essas horas no número de semanas que quiser. Por ser aulas individuais, é possível fazer um programa sob medida. São cursos totalmente práticos, frente a frente com os artistas, mestres capazes de conservar a tradição artística italiana. Podem combinar-se com um curso de italiano.

OFERTA ESPECIAL DE OUTONO-INVERNO 2016: Se você for cursar em novembro ou dezembro 2016, Studiainitalia oferece 75 € de desconto sobre os cursos individuais de Calcografia e Xilografia em Florença.